Skip to main content
Conferências Internacionais

(2016) The Post-Screen: International Festival of Art, New Media and Cybercultures

O Post-Screen: International Festival of Art, New Media and Cybercultures (PSF2016)

 

Lisboa, outubro 2016 / janeiro 2017 

Post-Screen: International Festival of Art, New Media and Cybercultures (PSF2016) é um festival bienal que reúne um conjunto de especialistas, em diversos campos de investigação e da prática artística, com o objectivo de promover a discussão interdisciplinar e a apresentação de produções criativas sobre questões emergentes relacionadas com a utilização de ecrãs e a sua influência no pensamento contemporâneo. O Post-Screen Festival 2016 é o segundo encontro internacional que ocorre em Lisboa e centra-se nas áreas da fotografia, do cinema e do vídeo, em estreita relação com a noção de pós-ecrã (Post-Screen), procurando gerar um diálogo entre os campos artísticos e tecnológicos, através de estudos multidisciplinares que contribuem criticamente tanto para a investigação como para a prática artística. O festival oferece ao público a oportunidade de assistir e participar em diferentes eventos culturais, através de uma programação que consiste numa exposição colectiva, num ciclo de conferências, seminários, workshops, conversas com artistas, lançamento de livros. 

O envolvimento do Departamento de Museologia na organização deste evento teve por base um Protocolo de colaboração com o CIEBA da Faculdade de Belas Artes de Lisboa tendo sido subsidiado pela Fundação Millenniumbcp. A Exposição Unspoken Dialogues desenvolvida no âmbito do PSF2016 está referida no ponto 3.2. Exposições

Ciclo de conferências internacional

Post-Screen:Intermittence+Interference

Auditório Armando Guebuza ULHT

O ciclo de conferências Post-Screen: Intermittence+Interference integrou programação do Post-Screen Festival, tendo reunido um conjunto de 20 especialistas em tecnologias digitais, arte e museologia/curadoria, entre os quais os seguintes oradores convidados: Beryl Graham (UK), Jussi Parikka (UK), Kate Mondloch (EUA) e Mirjam Struppek (IT / DE).

  • Workshop: O Som e a Tecnologia: Novas formas de criação e escuta
  • Workshop: Sound as space 
  • Seminário: Harun Farocki e a Visualidade Pós-Media

Parceiros institucionais

  • Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (CeiED-ULHT)
  • Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (CICANT-ULHT)
  • Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (CIEBA-FBAUL)