Skip to main content

Extensão

Cátedra UNESCO

Cátedra UNESCO

Cátedra Educação, Cidadania e Diversidade Cultural é um programa de formação e extensão universitária que trabalha conteúdos educativos e culturais como um contributo de valor incontornável para a afirmação de políticas de desenvolvimento. Apresenta e promove programas de formação e procura soluções para a construção dum mundo com base em economias de bem-estar, em sociedade justas e inclusivas, com respeito pela sustentabilidade ambiental. Trabalha sobre as questões de: Igualdade de género, do Trabalho Digno; das cidades sustentáveis inclusivas e da Governação transparente; das parcerias no âmbito duma Educação para a Paz e para a cidadania global e promove possibilidade de criação de emprego no âmbito da economia criativa.

Cursos internacionais


Conferências & Seminários


Museologia & Autarquias

Encontro Nacional Museologia e Autarquias 1990-2013

Os Encontros Nacionais Museologia e autarquias foram criados com o objetivo de aproximar a realidade patrimonial dos municípios em particular na área da Museologia Local, com o meio académico, possibilitando troca de saberes e de práticas. Este diálogo tem-se revelado ao longo dos últimos 20 anos particularmente rico. Os Encontros, que têm uma duração de 2 a 3 dias, estão organizados de forma a permitir o conhecimento da realidade museológica local e são sempre realizados em parceria com as Câmara Municipais.

Alumni

Desde 1989/90, quando demos início ao primeiro curso na UAL, já então denominado de Museologia Social, até ao presente momento com os cursos de Mestrado e Doutoramento na Universidade Lusófona, que permaneceu entre todos e todas (todos fomos alunos e docentes ao mesmo tempo) várias formas de cumplicidade e de partilhas.

Ao sabor dos tempos e das vidas pessoais e profissionais que cada um e uma seguiram, criou-se uma rede informal com vários níveis de proximidade, mas que se manifesta sempre que o acaso (ou não) provoca encontros, por expressões de mútuo afeto e de boas lembranças.

Por tudo isto, lembrámo-nos que seria certamente interessante dar forma a uma rede, que mais não fosse para partilhar o que andamos a fazer, trocar ideias, beber um café quando andássemos por perto ou realizar atividades em parceria.