Cursos internacionais

I CEAM Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro (2008)

Por ocasião de uma reunião que teve lugar no início de 2007 entre Professores da Escola de Museologia da  UNIRIO e do Departamento de Museologia da ULHT que teve lugar em Peniche no seguimento a uma visita ao museu que está instalado na Fortaleza, foi mais uma vez falada a possibilidade de articular a formação entre ambas as instituições. Também foram equacionadas outras soluções que permitissem o benefício mútuo da experiência adquirida no campo da formação no Brasil e Portugal. Nessa época existiam em Portugal numerosos Mestrados e Doutoramentos na área da Museologia e Património enquanto que no Brasil existia uma formação bem mais antiga Iniciada nos anos 30 por Gustavo Barroso mas que atualmente estava longe de corresponder às necessidades do País. Por outro lado, com o desenvolvimento da Política Nacional dos Museus tudo se encaminhava para a criação de formação específica em Museologia em várias universidades. Este facto obrigava a ter em consideração como era importante a recente criação de um Programa de Doutorado na UNIRIO o qual por si só não poderia atender aos desafios que a PNM provocava nos museus e universidades brasileiras.

Neste contexto parecia fazer todo o sentido juntar docentes de ambos os países tendo em vista a criação de uma formação de nível doutoramento que se manifestasse pelo conteúdo e pela qualificação dos seus docentes.  Foi assim que nasceu o projeto do Primeiro CEAM viria a articular-se com a Associação Brasileira de Museologia (ABM) e acolhido pelo Museu Histórico Nacional. Estes dois apoios foram na verdade fundamentais para o sucesso do Curso que reuniu então professores dos dois países e alunos de uma dezena de Estados do Brasil. A carga horária e Plano do Curso adotou o previsto para o programa de Doutoramento da ULHT naturalmente com as devidas adaptações e atendendo essencialmente à realidade Museológica do Brasil.

Corpo Docente

Cristina Bruno, USP  |  Mário Chagas,UNIRIO/IBRAM/ULHT  |  Mário Moutinho,ULHT/ULHT  |  Myriam Sepulveda,UERJ  |  Regina Abreu,UNIRIO  |  Judite Primo,ULHT, Márcio d’Olne Campos,UNIRIO  |  Denise Studart, FIOCRUZ

dsc07338 0