Extensão
Alumni
Desde 1989/90, quando demos início ao primeiro curso na UAL, já então denominado de Museologia Social, até ao presente momento com os cursos de Mestrado e Doutoramento na Universidade Lusófona, que permaneceu entre todos e todas (todos fomos alunos e docentes ao mesmo tempo) várias formas de cumplicidade e de partilhas.
Ao sabor dos tempos e das vidas pessoais e profissionais que cada um e uma seguiram, criou-se uma rede informal com vários níveis de proximidade, mas que se manifesta sempre que o acaso (ou não) provoca encontros, por expressões de mútuo afeto e de boas lembranças.
Por tudo isto, lembrámo-nos que seria certamente interessante dar forma a uma rede, que mais não fosse para partilhar o que andamos a fazer, trocar ideias, beber um café quando andássemos por perto ou realizar atividades em parceria.
Sem criar obrigações (já basta as que não conseguimos dar resposta) para nós e para as instituições onde atuamos, isso poderia significar mutuamente e consoante cada situação:
- Partilha de informações sobre o trabalho em cada uma das instituições onde atuamos: exposições, conferências, publicações, cursos etc.
- Organização de atividades conjuntas com a nossa Cátedra UNESCO “Educação, cidadania e diversidade Cultural” http://catedraunesco.ulusofona.pt/
- Beneficiar mutuamente dos conhecimentos e da qualificação profissional, através do convite para participação em aulas, seminários, organização de conferências nacionais e internacionais, júris e apoio mútuo à reflexão orientada para a definição de projetos concretos (novas exposições, renovação de museus, etc.)
- Criação de um banco de imagens destes 30 anos de atividade do Departamento.
Anexo o Repositório Documental Anotado “Sociomuseologia: Ensino e investigação 1991-2018” (ISBN-13: 978-1795295970. pp. 364)
Para materializar este possível reencontro e como forma de começar, alargaríamos o Facebook do Departamento a esta Rede e, consoante a adesão, se fosse justificado, estudaríamos formas de ligação mais organizadas.
Esperando que esta sugestão seja do vosso agrado
Saudações museais,