Conferências & Seminários
Sociomuseologia + Paulo Freire
No âmbito da Cátedra UNESCO-ULusófona Educação Cidadania e Diversidade Cultural, o primeiros dos 6 grupos de estudos organizados e em funcionamento, criou, sob a orientação científica da Investigadora que coordena o Projeto FCT-CEECIND/04717/2017, o Seminário Sociomuseologia + Paulo Freire que tinha por objetivo melhor compreender as relações entre a Sociomuseologia e a Educação, tendo como ponto de partida a metodologia criada pelo Educador Paulo Freire e seus usos nos espaços e processos museológicos. Gradativamente com as pesquisas e estudos realizados essa reflexão e ponto de partida foram sendo alargados, passando assim a acolher outras abordagem educativa que partilhavam a dialocidade e o uso da educação como recursos de leitura critica do mundo contemporâneo.
O formato de cada Seminários foi sendo adequado a cada situação e temática abordada. Foram então organizado em forma de palestras, diálogos, rodas de reflexão dialógica e painéis temáticos. Os seminários foram concebidos para se realizem presencialmente e muitas vezes em instituições museológicas e educativas que acolhiam o grupo de Estudos, mas devido a pandemia da Covid-19 muitos dos seminários realizaram-se por Webinar.
O Grupo de Estudos Sociomuseologia + Paulo Freire organizou 32 seminários no intervalo entre junho de 2019 e novembro de 2021.
Este seminário foi desseriado em finais de 2021 por conta da criação do Seminário #MusaFórum, que visa a realização de palestras, rodas de reflexão dialógicas e painéis temáticos organizadas pelos diferentes Grupos de Estudos da Cátedra, ampliando assim as temáticas a serem abordadas, diversificando o perfil das pessoas convidadas.
32. Paulo Freire, educação, Divulgação e Museus de Ciências Naturais
Professora Martha Marandino (USP)
11.11.2021
31. La Memoria de los Maestros desaparecidos en Argentina
Alba Rosa Pereyra Lanzillotto, educadora popular
07.10.2021
30. Paulo Freire e a Teologia da Libertação
Professor Vanderlan Paulo de Oliveira Pereira (UFPB)
09.09.2021
29. Brigadas Estudantis de Alfabetização
Maria Manuela Paulo (APCEP), Máximo Ferreira (Centro de Ciência Viva de Constância)
02.09.2021
28. Rede Internacional de Educação popular: diálogos com África
Florenço Varela (Instituto Paulo Freire de Cabo Verde), Jacqueline Freire (UFP-Amazônia), Tiago Chingore (Universidade Licungo, Moçambique)
22.07.2021
27. Cartas Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo
Georgina de Mello, Doutoranda ULHT
08.07.2021
26. Museu do Ceará, 20 anos depois Paulo Freire e utopias museais
Professora Carolina Ruoso, Professor Francisco Regis Ramos, Msc. João Paulo Vieira, Alexandre Oliveira
27.05.2021
25. Paulo Freire Vive! Campanha Latino-Americana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire
Raimunda Oliveira (Brasil) e Rosy Zúñiga (México)
(Conselho de Educação Popular da América Latina e Caribe)
24.06.2021
24. Paulo Freire Sim! Rumo às Celebrações do Centenário
Professora Angela Biz Antunes (Instituto Paulo Freire)
10.12.2020
23. A educação popular para a libertação e soberania dos povos
Professora Bárbara Graciosa (Escola das Águas/MPP), Professora Elionice Sacramento (Escola das Águas/MPP), Professora Solange Brito (Teia dos Povos)
19.11.2020
22. Paulo Freire: a mudar vidas e políticas para a educação permanente e democrática- um testemunho
Professora Ana Benavente (ULHT)
15.10.2020
21. A Importância do Ato de Ler
Professor Everaldo Santos (FABEJA)
08.10.2020
20. Projeto Letras Prá Vida (APCEP)
Professora Dina Soeiro (Escola Superior de Educação de Coimbra), Ms. Lina Cláudia dos Santos (Higher School of Education of Coimbra)
01.10.2020
19. Museus Comunitários, Educação e Ruralidade
Professor Luis Mota Figueira (Riachos Agricultural Museum), Professor Mario Moutinho (ULHT), Msc. Pedro Salvado (José Alves Monteiro Archaeological Museum)
17.09.2020
18. Experiências Freirianas em Portugal: educação popular
Professora Eunice Macedo (IPF Portugal – University of Porto), Professora Lucília Salgado (APCEP), Professora Teresa Vasconcelos (Graal)
11.09.2020
17. Pedagogia da Esperança: reencontro com a Pedagogia do Oprimido
Professora Tânia Bazante (UFPE)
06.08.2020
16. O Museu Comunitário Vivo Olho do Tempo e a Pedagogia Griô
Ms. Penhinha Teixeira
30.07.2020
15. Memórias da Negritude: o movimento popular na periferia de Olinda como património da EJA
Ms. Ceça Axé (Iroco Culture Point)
09.07.2020
14. Para uma Pedagogia da Libertação LGBTQI+
Ms. Antonio Carvalho (UNEB)
18.06.2020
13. Bell hooks e Paulo Freire: Encontros possíveis
Professor Graça Teixeira (UFBA - ULHT)
28.05.2020
12. Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão-Acessibilidade Cultural
Professora Almudena Dominguez (University of Zaragoza), Professora Patrícia Dornelles (UFRJ), Professora Viviane Sarraf (USP)
19.05.2020
11. Museus para a equidade: Diversidade e Inclusão-Educação Museal
Ms. Átila Tolentino (UFPA), Professora Doutora Marcele Pereira (UNIR), Ms. Mila Chiovato (Pinacoteca de São Paulo)
20.05.2020
10. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar
Moana Soto (ULHT – UFRJ), Doutoranda ULHT
14.05.2020
9. O Museólogo como trabalhador social na construção de futuros inéditos
Professora Vania Brayner (ULHT)
23.04.2020
8. O Partido como Educador-Educando
Carlos Serrano Ferreira, Doutorando ULHT
04.04.2020
7. Para uma Museologia da Libertação
Msc. Roberto Fernandes (UFBA)
31.03.2020
6. Educação como Prática da Liberdade
Professor Dr. Alberto Melo
27.01.2020
5. Ação Cultural para a Liberdade
Cláudia Pola, Doutoranda ULHT
07.12.2019
4. A Importância do Ato de Ler
Professora Teresinha Tavares e Prof. Celeste Isabel (Graal)
20.11.2019
3. Por uma Pedagogia da Pergunta
(Projeto Empoderar, AMUNCIP). Professora Carolina Leão (AMUCIP)
31.08.2019
2. Extensão ou Comunicação
Professor Graça Teixeira (UFBA – ULHT)
08.07.2019
1. Pedagogia do Oprimido
Mabel Cavalcanti (Coletivo Paulo Freire - Portugal)
11.06.2019