Cursos internacionais
(2011) Curso de atualização teórico/prático de Museologia - Assomada, Cabo Verde
24-29 de outubro de 2012
Organização do curso
O curso é composto por duas partes:
- 1ª parte: Programa curricular com aulas, conferências e um atelier
- 2ª Parte Participação no XIV Conferência Internacional do MINOM-ICOM. Conferências, grupos de trabalho, visitas de estudo.Os docentes do Curso são especialistas de reconhecido mérito pela sua experiencia e carreira universitária no campo da Museologia, da História e do património.
As conferências serão asseguradas por personalidades da cultura cabo-verdiana, com particular relevância para a História, a Cultura e a Sociedade têm por objectivo contribuir para a definição das temáticas mais relevantes para a futura Rede Museológica Municipal de Santa Catarina”
Às pessoas inscritas regularmente no curso será feita entrega de um Diploma.
Os participantes no Curso deverão participar em pelo menos em 80% das horas de todas as actividades.
Os alunos receberão um conjunto de textos de apoio à parte teórico-prática e orientação bibliográfica dispondo de uma plataforma reservada para apoio pedagógico na Internet.
Público alvo
- Pessoas atuando na área do património e da cultura em organismos públicos e privados.
- Alunos universitários e alunos do último ano das escolas secundárias
Objectivos
- Promover uma reflexão sobre as diferentes abordagens da Museologia contemporânea
- Apresentar as funções essenciais dos museus e suas tipologias. Divulgar as ideias dos museus ao serviço da sociedade
- Pensar a Rede Museológica de Santa Catarina
Conteúdos programáticos das aulas
No conjunto do curso (Parte curricular e XIV Conferência internacional) serão tratados nos diferentes módulos as seguintes questões:
- Museus Museologia no contexto da História e do património de cabo Verde
- As funções essenciais dos museus e suas tipologias
- Funcionamento de instituições museológicas.
- Museologia e património como recursos para o desenvolvimento.
- O Museu como instituição de serviços para a cidade, para o território e para o Turismo.
- A Museologia e as acções culturais (dinamização, animação cultural, serviços educativos…).
- Os Museus e novos tipos de públicos (turistas, utilizadores, beneficiários, clientes …).
- Museus, autarquias, parceiros sociais e empresariais.
- Avaliação da Qualidade, Gestão Museológica e Marketing.
- As profissões dos Museus