Skip to main content

2021_Do objeto ao museu, Madalena Braz Teixeira

2021

[Paginação] Maria Helena Catarino Fonseca

[Capa] Maria Helena Catarino Fonseca

[Ano de edição] 2021

[Edição] Edições Universitárias Lusófonas Campo Grande 376, 1700-090 Lisboa

[ISBN]  979-8512017913

[DOI] https://doi.org/10.36572/csm.2020.book_4

A exceção do, ainda hoje existente, Museu de História Natural da Universidade de Coimbra, criado pela Reforma Pombalina de 1772 que, talvez pelo facto de ser um Museu de Ciência, tem sido esquecido, como instituição cultural, a esmagadora maioria dos autores que se têm debruçado sobre a museologia em Portugal, são unânimes em declarar que o Museu Sizenando Cenáculo Pacence, criado por D. Frei Manuel do Cenáculo Vilas-Boas em Beja, em 1791, é o primeiro museu português.

Ao pretender esboçar uma visão histórica sobre a museologia em Portugal, e tendo tomado estas duas instituições como referências, fui-me apercebendo, com a ajuda do artigo de Vilhena Barbosa, “Museus criados em Portugal até ao fim do século XVIII”, que simultaneamente e em contemporaneidade, se gerara um movimento museológico no país cujas raízes se poderiam encontrar aquém de setecentos. Assim, surgiu o presente trabalho - Do Objeto ao Museu – que pretende não só ser um percurso histórico da formação dos museus em Portugal, como levantar uma questão "genética" do aparecimento do  objeto museológico.

Procurei analisar a formação da cultura material do homem e atender à ancestralidade da sua origem, para melhor se compreender a gênese e a evolução histórica, do agrupamento dos objetos, em coleção -base primordial, para a criação da instituição museal.

Tal como, em relação à literatura, se aceita a existência da tradição oral de textos pré-escritos, tentei de igual modo, uma arqueologia museológica, consciente de que, embora glosados e variáveis no tempo, o homem mantém e repete gestos, atitudes e esquemas de comportamento.

Procurei detetar embriões e atividades pré-museológicas, tentando erguer um caminho evolutivo das origens até à formação da ideia de museu. (MBT)

Este livro reproduz, sem apêndices, a Dissertação de Mestrado em História de Arte apresentado à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, em 8 de abril de 1983, por Madalena Enes da Lage Raposo Braz Teixeira

Download 2021_Do objeto ao museu, Madalena Braz Teixeira