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Notícias

Doutoramento em Museologia | Museologia e Computação - programa e materiais

01.03.2017

Doutoramento em Museologia | Museologia e Computação - programa e materiais

Dia 03 de Março

09.00
09.10 Parte Teórica
1. Apresentação
2. Introdução à Realidade Aumentada - RA
3. Apresentação de Projetos relevantes de RA em Museus e Instituições Culturais.
4. Apresentação das instalações desenvolvidas para a Exposição Baixa Tempo Real desenvolvido no
âmbito do Laboratório de Museologia e Computação, do Centro de Investigação de
Sociomuseologia da ULHT;
5. Apresentação do trabalho efetuado na unidade curricular ‘Museologia e Computação’ em anos anteriores.
6. Apresentação do projeto a ser desenvolvido na Unidade de Museologia e Computação’ 2017.
10.15 - 11.15 - Exercício Laboratorial 1, Parte 1 - ‘Criação de um cartão pessoal’
1. Fazer um marcador para o cartão pessoal.
2. Filmar 30s de apresentação pessoal.
11.30 - 13.00 - Abrir o Unity 3D e explorar os projetos exemplos
13.00 Final da Sessão da Manhã
14.00 - 16.00
Exercício Laboratorial 1, Parte 2 - criar um marcador
1. Abrir a fotografia com o Photoshop e seguir o tutorial
2. Portal Vuforia ( https://developer.vuforia.com/target-manager ), importar a fotografia e criar o marcador.
3. Unity, Criar um projeto e importar o marcador e o vídeo
18:00 Final da Sessão da Tarde

Dia 04 de Março
09.00
Grupo 1. Folha de Sala da Exposição.
Grupo 2. Instalação da exposição.
Grupo 3: Criar um vídeo de apresentação da Exposição.
13.00 Final da Sessão da Manhã
14.00
Inauguração da Exposição
Sessão de dúvidas
18:00 Final da Sessão da Tarde

Cada participante deverá:
1. Escolher uma história ou lenda relacionada com a prática de comércio, escolher uma imagem
representativa dessa história ou lenda. A imagem deverá ter no minimo 1000 pixeis de largura e com
resolução não inferior a 72pixeis/inch.
2. Vídeo com a explicação dessa história ou lenda:
(o vídeo deverá ser flmado com uma camara a apontar diretamente para a face do participante, o
enquandramento é livre e deverá ter no máximo 1 minuto, formatos standard ex: .avi .mp4, m4v );
3. Trazer uma câmara fotográfica ou Smartphone com camara fotográfica
4. Trazer um Computador Portátil com webcam integrada, ou webcam à parte.
5. Instalar o programa Unity 3D, versão 5.3.4
importante não instalar a versão mais recente e escolher a versão 5.3.4 no link abaixo:
https://unity3d.com/get-unity/download/archive?_ga=1.33408189.268620418.1488126158
instalar o Photoshop CC trial 30 dias
http://www.adobe.com/uk/products/photoshop/free.html ;
e instalar o Miro Converter http://www.getmiro.org/
5. Trazer a imagem da pintura impressa em formato A4.

O vídeo e a imagem deverão ser entregues até ao dia
02 de Março às 12h para o seguinte email - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Referências Bibliográficas
Craig, A. (2013). Understanding augmented reality : concepts and applications. Waltham, Ma: Morgan Kaufmann.
Damala, A. (2009). Interaction Design and Evaluation of Mobile Guides for the Museum Visit: A Case study in
Multimédia and Mobile Augmented Reality, PhD Thesis, Centre d'Etude et de Recherche en Informatique du
CNAM, Conservatoire National des Arts et Metiers, Orientada por Pierre Cubaud, Paris.
Falk, J. & Dierking, L. (1992). The Museum Experience. Washington: Whalesback Books.
Fatah Gen Schieck, A; Moutinho, A; (2012) ArCHI: Engaging with museum objects spatially through whole body
movement. In: Proceedings of the 16th International Academic MindTrek Conference 2012: "Envisioning Future
Media Environments", MindTrek 2012. 
(pp. 39 - 45).
Moutinho, A (2015). Realidade Aumentada aplicada à Museologia. PhD thesis, Departamento de Museologua da Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração, Universidade Lusófona.