Oferta formativa

Doutoramento Sociomuseologia

O Programa de Doutoramento em Sociomuseologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias foi autorizado pelo Despacho 9288/AE 2007 de 21 de Maio do Director-Geral do Ensino Superior, conferindo o Grau de Doutor na especialidade de Museologia aos candidatos que concluam com aproveitamento todas as unidades curriculares que integram o plano de estudos do curso de Doutoramento (1º, 2º e 3º semestres); e elaborem e discutam para aprovação uma tese inovadora, inédita e especialmente escrita sobre a temática da Sociomuseologia

Despacho n.º 1575/2022 Diário da República, de 8 de fevereiro de 2022

Manual do programa de Doutoramento em Sociomuseologia

Despacho n.º 1575/2022 Diário da República, de 8 de fevereiro de 2022 (atualização)

Unidades curricularesHoras de contactoETCS
1º Ano
Museologia e Sociedade 20 (S) 10
Museologia e Questões Sociais Contemporâneas 20 (S) 10
Políticas Culturais e Museologia 20 (S) 10
Museologia e Educação 20 (S) 10
Museologia e Computação 20 (S) 10
Metodologias de Investigação em Museologia 15 (S) 10
2º Ano
Seminário de Investigação em Museologia 15 (S) 10
Tese 40 (OT) 50
3º Ano
Tese 40 (OT) 60

Unidades curriculares

1º Ano

Museologia e Sociedade

Esta Unidade Curricular tem por objetivo principal refletir sobre o quadro da Museologia Contemporânea com enfoque na Sociomuseologia. Busca-se analisar a relação dos contextos sociais onde a Museologia se desenvolve e as condições de produção dos diferentes discursos museológicos bem como as suas diferentes áreas de intervenção.

O alargamento da noção de património, e a consequente redefinição de "objeto museológico", a ideia de participação da comunidade na definição e gestão das práticas museológicas, a museologia como fator de desenvolvimento, as questões de interdisciplinaridade, a utilização das "novas tecnologias" de informação e a museografia como meio autónomo de comunicação.

Museologia e Questões Sociais Contemporâneas

A ideia da cultura como instrumento e recurso de desenvolvimento, constitui na verdade um renovar de entendimento da ideia de desenvolvimento e, por outro lado das estruturas de funcionamento e inter-relacionamento dos diferentes domínios culturais. Esta UC situa-se no âmbito destas preocupações e propõe-se a analisar o lugar social dos diferentes intervenientes.

O objetivo desta unidade curricular é compreender a construção de património cultural a partir de abordagens teóricas e sociais hoje compreendidas como pertencentes à sociologia da cultura e analisar os novos enfoques sobre o património no âmbito da museologia.

Políticas Culturais e Museologia

Pretende-se promover a reflexão sobre as políticas e os programas, que incidem, direta ou indiretamente, sobre o sector cultural e patrimonial da sociedade portuguesa. As identidades locais, transfronteiriças, nacionais e europeias. Aprofundar teórica e metodologicamente os diferentes contextos de desenvolvimento nas suas várias dimensões (economia, sociedade, cultura...).

Museologia e Educação

Esta unidade curricular apresenta os seguintes objetivos:

Refletir sobre o papel da Acão educativa na relação estabelecida entre os patrimónios culturais, os museu e a sociedade, tendo como referencial a construção do conhecimento nas áreas da Museologia e da Pedagogia.

Museologia e Computação

A relação entre a museologia e a computação têm vindo a ocupar um lugar cada vez mais importante em particular no domínio da expografia. Esta UC tem como objetivo refletir sobre esta relação, procurando esclarecer os seus limites e articulações. As responsabilidades do Museu como utilizador de Novas tecnologias e o seu papel como fator de desenvolvimento de Novas Tecnologias.

Metodologias de Investigação em Museologia

No que respeita à formação metodológica e à preparação do projeto de investigação, serão tratados de forma aprofundada diferentes técnicas e métodos de Investigação quantitativa e qualitativa de apoio à preparação e desenvolvimento do projeto de investigação. Matrizes de viabilidade dos projetos de investigação. Adequação de ferramentas e o perfil dos projetos.

2º Ano

Seminário de Investigação em Museologia

Seminário para favorecer a avaliação dos projetos de investigação em curso no âmbito dos Programas de Doutoramento e de Mestrado em Museologia. Este programa assenta na apresentação de relatórios, comunicações, painéis de discussão e conferências temáticas e está direcionado para os alunos e docentes dos referidos cursos.

Tese I

Elaboração da Tese de Doutoramento. Trabalho original, especialmente elaborado para a obtenção do grau de doutor, adequada à natureza do ramo de conhecimento ou da especialidade.

3º Ano

Tese II