Exposições
Exposição 30 anos de caos urbanístico: por um debate nacional
2002
Local
Museu nacional de História Natural, CM Pombal, CM Leiria, CM Figueiró dos FIL-Lisboa, Círculo Cultural Scalabitano-Santarém
Parceria
Associação Profissional dos Urbanistas Portugueses (APROURB), Geoideia, Estudos de Organização do Território Lda
Equipa
- Clara Moreira
- Diogo Mateus
- Fernando J. Moreira
- Isabel André
- Judite Primo
- Manuel Farinha,
- Mário Moutinho
- Miguel Quinhones
- Nuno Caldeira
- Ricardo Figueiredo
- Sofia Preto
- Susana Palha
Anos seguidos de ausência de formação específica, défice de planeamento consistente e criativo, aliada a pressões especulativas no campo do imobiliário e do ordenamento do território conduziram, em particular nos últimos 30 anos, ao crescimento descontrolado do território.
Sendo hoje a sustentabilidade do território um factor da maior importância, para assegurar a competitividade das regiões, o País no seu todo está perdendo cada dia recursos essenciais para o seu desenvolvimento.
A sua recuperação é cada dia mais problemática.
O desafio que se coloca neste princípio de século à sociedade portuguesa é o de requalificar o território, criar uma nova mentalidade capaz de suster o caos urbanístico e planear (diferente de decidir) o quadro de vida desta geração e das vindouras. Assim, somos levados a pensar que a formação superior de urbanistas, a educação para a cidadania e a educação para o urbanismo, serão os principais factores estruturantes de uma nova prática urbana mais consentânea com a dignidade humana.
A exposição que agora se apresenta "30 anos de caos urbanístico" pretende ser um contributo para a criação de um debate nacional sobre o estado do País e ajudar a criar um pensamento mais consistente sobre o futuro urbanístico que desejamos para Portugal.