Grupos de Estudo

GE - Sociomuseologia + Paulo Freire

O Grupo de Estudo Sociomuseologia + Paulo Freire é um coletivo de investigadores da Cátedra UNESCO “Educação, Cidadania e Diversidade Cultural” que conta com o apoio do Departamento de Museologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e do CeiED - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento e do Projeto FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia CEECIND/04717/2017. O Grupo de Estudos integra investigadores da Cátedra UNESCO, do CeiED e dos Programas de Doutoramento e Mestrado em Museologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa.

Aberto à participação de toda comunidade acadêmica da Universidade Lusófonaeda Cátedra UNESCO têm ênfasenos integrantes da Unidade de Investigação e Pós graduação em Sociomuseologia do Centro de Estudos interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento – CeiED. O grupo também está aberto à participação externa, epretende alcançar os professores dos ciclos escolares e profissionais que atuam em espaços não formais de educação, tais como museus, centros de ciência e de cultura.

Os encontros têm periodicidade quinzenal e são dinamizados através deRodas de Conversa ou Ciclos de Cultura (conforme a terminologia freireana) conduzidos por convidados (professores, investigadores e profissionais das áreas da educação, museologia, cultura e património) e, tendo sempre como tema gerador uma das obras de Paulo Freire ou algum projeto com inspiração freireana no campo da Museologia, Educação e Património. O grupo organiza cursos e seminários sobre a obra, a influência e as ressonância de Paulo Freire nas áreas acimas mencionadas que estão abertos ao público em geral.

(ODS) ONU Adotados pelo Grupo de Estudos

Objetivo 4 - Educação de Qualidade

Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos (ODS 4)

Objetivo 5 - Igualdade de Género

Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas (ODS 5)

Objetivo 10 - Reduzir as desigualdades

Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles (ODS 10)

Objetivo 16 - Paz, Jusitça e Instituições Eficazes

Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis (ODS 16)

Objetivo 17 - Parcerias para implementação dos objetivos

Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável (ODS 17)

• Divulgar o pensamento e a obra de Paulo Freire.
  • Refletir sobre o papel da Museologia e a eficácia das instituições museais.
  • Compreender a importância das idéias freireanas no contexto da Sociomuseologia.
  • Garantir a participação alargada de investigadoras e investigadores de forma inclusiva, equitativa e de qualidade.
  • Atuar através de ações de educação permanente, dentro e fora da universidade.
  • Debater temas contemporâneos, com especial enfoque as questões interseccionais: género, sexualidade, raça, decolonialidade e classe.
  • Construir e fortalecer parcerias internacionais, com destaque a Ibero - América.
  • Produzir material acadêmico (resenhas, entrevistas e artigos).
  • Participar de congressos, seminários e encontros externos.
  • Promover seminários e cursos especializados.

Equipa

Orientação Científica

Prof.ª Doutora Judite Primo

Moana Soto