Skip to main content
Notícias

III Fórum de museus indígenas do Ceará de 13 a 16 set. on-line

13.09.2018

30.jpg

Entre os dias 13 e 16 de setembro de 2018, ocorrerá na Aldeia Jucás, Terra Indígena Serra das Matas, no município de Monsenhor Tabosa, o III Fórum de Museus Indígenas do Ceará. O evento reunirá representantes de povos indígenas que desenvolvem processos museológicos em seus territórios para a troca de experiências e saberes, articulação interinstitucional e formação em rede.
A Terra Indígena Serra das Matas é um Território Indígena contínuo, multiétnico e pluricultural, encravado em pleno sertão do Estado do Ceará, entre os municípios de Monsenhor Tabosa, Tamboril e Boa Viagem, onde habitam os povos Potyguara, Gavião, Tabajara e Tubiba-Tapuia, que serão os anfitriões deste encontro.
Trata-se de um evento bienal organizado pela Comissão Estadual da Rede Indígena de Memória e Museologia Social no Brasil em parceria com a Rede Cearense de Museus Comunitários, que reunirá indígenas, pesquisadores, estudantes e gestores culturais para dialogar sobre memória e patrimônio cultural, com ênfase nas temáticas dos museus indígenas, acervos indigenistas, processos museológicos colaborativos, patrimônio arqueológico, formação de acervos, qualificação técnica para a autogestão museológica e articulação em rede.
Nos últimos anos, as iniciativas museológicas indígenas no Ceará tem avançado em um diálogo participativo voltado à construção coletiva de políticas públicas culturais voltadas à especificidade dos povos indígenas, através da participação na elaboração de um Plano Setorial para as Culturas Indígenas em âmbito da SECULT-CE, em diálogo com gestores públicos e entidades indigenistas. A consolidação do núcleo estadual da Rede Indígena no Ceará e o diálogo com as entidades do movimento indígena cearense são desafios postos na trajetória de organização em rede dos museus indígenas no Estado.
O III Fórum de Museus Indígenas do Ceará, que este ano contará com a participação especial da liderança histórica do movimento indígena brasileiro, Álvaro Tukano, diretor do Memorial dos Povos indígenas em Brasília, é a instância máxima de articulação política do movimento dos museus indígenas no Estado, que vem se destacando no cenário nacional nos últimos anos e se consolidando como um dos principais focos na discussão sobre os museus indígenas no Brasil e na América Latina

O evento está sendo transmitido ao vivo pela página da Rede Indígena de Memória e Museologia Social.
Veja os vídeos do primeiro dia de programação: https://bit.ly/2MzcI58

Acompanhe a página do evento:
https://www.facebook.com/events/376083172927024/

#IIIFórumDeMuseusIndígenasDoCeará

31.png