2020_Introdução à Sociomuseologia, Org. Judite Primo, Mário Moutinho
2020
[Editores] Judite Primo, Investigadora Principal FCT – CEECIND/04717/2017, Titular da Cátedra UNESCO “Educação, Cidadania e Diversidade Cultural”, Mário Moutinho, Investigador Integrado no CeiED, Coordenador do Departamento de Museologia da ULHT
[Autores] Aida Rechena (DGPC) Ana Moutinho (Holition) Camila A. Moraes Wichers (FCS/UFG) Carolina Ruoso (UFMG) Cláudia Storino (IPHAN) Cristina Bruno (MAE-USP) Fernando João Moreira (ESTHE) Gabriela Souza (PUCRS) Gabriela Figurelli (PUCRS) Inês Gouveia (IEB-USP) Judite Primo (CeiED-ULHT /FCT) Juliana Siqueira (SMC-Campinas) Manoela Souza (UPF) Manuelina Cândido (U. Liège) Marcele Pereira (UNIR) Marcelo Cunha (UFBA) Maria Célia T. Santos (UFBA) Mario Chagas (UNIRIO) Mário Moutinho (ULHT) Maristela Simão (ULHT) Paula Assunção (ULHT) Pedro Pereira Leite (ULHT) Raul Mendez Lugo (SBIS.Nayarit) Vânia Brayner (ULHT) Vladimir Sibyla (UNIRIO)
[Paginação] Maria Helena Catarino Fonseca
[Capa] Nathália Pamio
[Edição] Edicões Universitárias Lusófonas Campo Grande 376, 1700-090
[Ano de edição] 2020
[ISBN] 979-8612450566
[DOI] https://doi.org/10.36572/csm.book_1
[Contactos] Departamento de Museologia / Cátedra UNESCO “Educação, Cidadania e Diversidade Cultural” Edifício A. sala A.1.1. email:
A organização deste livro teve por objetivo propor uma abordagem ampla e coerente de diferentes aspetos da Escola de Pensamento da Sociomuseologia. Trata-se de um conjunto de textos escritos por 24 pessoas que têm pautado a sua atuação profissional, científica, educativa e militante, no campo da museologia com responsabilidade social.
Assim foram selecionados textos que tratam questões de cunho mais teórico, outros que apresentam processos e políticas públicas no âmbito da museologia social e outros mais restritos, que problematizam questões que por uma ou outra razão, estão no centro de um debate alargado sobre o lugar e a função dos Museus na sociedade contemporânea.
Este livro situa-se entre a Declaração da Mesa Redonda de Santiago do Chile, realizada por iniciativa da UNESCO e do ICOM em 1972, onde se formulou a ideia de Museu Integral e a recente recomendação da UNESCO de novembro de 2015 relativa à “Proteção e Promoção dos Museus e Coleções, sua Diversidade e seu Papel na Sociedade” onde os museus são convocados a assumirem-se como fatores de inclusão social e respeito pelos direitos humanos.
A publicação do livro Introdução à Sociomuseologia, enquadra- se no âmbito do alargamento da política editorial do Departamento de Museologia da ULHT, que tem estado centrada na revista “Cadernos de Sociomuseologia”, criada em 1993 e reorganizada em 2013, para atender aos critérios de indexação como revista científica internacional, situação entretanto alcançada, com sucesso.
Tendo em consideração a relevância crescente do lugar da Museologia Social, manifestado em novas práticas nos diversos Continentes (museus locais, ecomuseus, museus comunitários…) e o reconhecimento do seu lugar no campo das Ciências Sociais, importa agora disponibilizar publicações que permitam avaliar, consolidar e perspetivar a Sociomuseologia enquanto Escola de Pensamento.
Trata-se de procurar conhecer e compreender os diferentes processos museológicos, por forma a melhor sustentar dialeticamente uma intervenção multifacetada nesses mesmos processos.
Download 2020_Introdução à Sociomuseologia, Org. Judite Primo, Mário Moutinho