Notícias
IV CEAM abre no Rio de Janeiro
02.08.2018
Teve início no dia 1 de agosto o IV Curso de Estudos Avançados em Museologia (CEAM 2018) no Museu da Republica do Rio de janeiro. Este curso conta com o apoio de várias instituições do Brasil. No dia 6 os Reitores da UNIRIO e da ULHT assinarão o novo convénio entre as duas Universidades. O Professor Marcelo Araújo, Presidente do IBRAM fará de seguida a palestras principal do CEAM. O Curso tem a duração de 30 dias com horário intensivo. Participam no Curso 25 alunas e alunos com o grau de Mestre, provenientes de 7 Estados brasileiros.
Parcerias e apoios:
- Museu da República do Rio de Janeiro
- Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM)
- Museu da Maré/Centro de Estudos e Ações Solidárias (CEASM)
- Cátedra Unesco “Educação, cidadania e diversidade cultural” da Museologia/ULHT
- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO/ Escola de Museologia
- Rede de Museologia Social do Rio de Janeiro (REMUS-RJ)
- Associação Brasileira de Museologia (ABM)
- Movimento Internacional para uma Nova Museologia (MINOM),
- Museu Vivo de São Bento (MVSB)
- Museu de Favela (MUF)
- Museu das Remoções (MR)
- Museu Histórico Nacional (MHN)
Os CEAM’s anteriores tiveram a participação de 42 professores doutores das mais prestigiadas universidades luso-brasileiras (UC-CES, UERJ, UFBA, UFF, UFG, UFPE, UFRGS, UFRJ, ULHT, UNICAMP, UNIR, UNIRIO, USP), atentos às novas realidades da Museologia e em particular da Museologia Social.
Os CEAM’s são a expressão de um projeto coletivo que tem verdadeiramente unido pessoas e instituições – dos dois lados do Atlântico – que acreditam que a Museologia deve servir para construir sociedades mais abertas, mais críticas, mais solidárias e mais respeitadoras da dignidade humana.