Skip to main content
Notícias

Novo Site da Professora Maria Celia T Santos

06.11.2022

Saudamos com alegria a criação deste novo site que disponibiliza o acesso a muitas obras da Professora Maria Célia Teixeira Santos. A sua consulta torna-se "obrigatória" para quem deseja aprofundar o campo da Sociomuseologia e naturalmente tudo o que diz respeito ao lugar e função da Educação na prática museológica. 

Obrigado Mária Célia !

MM

www.mariaceliatms.com.br 

Ao longo dos anos, em minha vida profissional como museóloga e professora do Curso de Museologia da Universidade Federal da Bahia, fui colocando em prática o exercício prazeroso da ação-reflexão-ação a partir das vivências com as atividades de pesquisa, ensino e extensão, bem como da atuação em diversos projetos desenvolvidos em diferentes regiões de nosso País e em Portugal.

A paixão pela relação Museu-Educação foi o pontapé inicial para um movimento enriquecedor, que foi se ampliando, gradualmente, provocando ondas de participação e de realização de ações colaborativas, envolvendo estudantes, professores de diferentes níveis de ensino, pesquisadores, membros de várias comunidades, museólogos e outros profissionais que atuavam e ainda atuam em museus e com o patrimônio cultural. Esse movimento, fascinante e ao mesmo tempo desafiador, foi e continua sendo, para mim, um rico e prazeroso processo de aprendizagem, que vai se aprimorando ao longo do caminhar.

Desde 1987, quando tentei vencer as inseguranças de jovem professora, e escrevo o primeiro livro, compreendi a importância de refletirmos sobre nossas ações, de as registrarmos e divulgá-las, destacando, sobretudo, o quanto cada um de nós pode contribuir para a construção do conhecimento em nosso campo de atuação e para a divulgação da importância da Museologia, nos âmbitos social, da educação e da cultura.

Destaco que muito do que foi produzido se deve à vitalidade de nosso campo de atuação, visto que os convites para participar de cursos de extensão, de aulas, de consultorias, de seminários e congressos promovidos pelas associações de classe, por secretarias de cultura e por universidades, me inspiraram para registrar e refletir sobre nossas experiências, aproximando-as dos temas indicados para cada evento.

Hoje, na maturidade, pessoal e profissional, com a construção deste repositório, busco continuar esse processo de interlocução e de estímulo à ação-reflexãoação, facilitando o acesso aos livros, artigos e entrevistas, concedidas ao longo dos anos. O percurso continua sendo trilhado, alimentado por novos sonhos e esperança. Desse modo, espero que este repositório seja dinâmico, tanto no sentido de provocar novas produções por parte de todos e todas que a ele tiverem acesso, bem como incluindo novo acervo, resultado de nossa produção. Os arquivos podem ser abertos em JPG, PDF, PDF-OCR, este último com a possibilidade de busca por meio de palavras-chave.

Desejo que encontrem no material disponibilizado, mais questões do que respostas e um pouco da História da Museologia e dos Museus Brasileiros, construída com os erros, com os acertos, com a força, o desejo, a alegria, a imaginação, a determinação e a criatividade de todos que militaram e ainda militam nesse campo, essencial para a melhoria da qualidade de vida.

Maria Célia Teixeira Moura Santos

Salvador, Bahia, Brasil.

04 de outubro de 2022.