Docentes & Convidados
Maria das Graças Teixeira
(PT) Pós-Doutorado em Sociomuseologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Artes e Tecnologias - Lisboa - (2018-2019). Possui Doutorado em História Social pela Universidade Federal da Bahia (2007), Mestrado em Artes Visuais (1999) e graduação em Museologia pela mesma Universidade (1993). Atualmente é Professora Associada III da Universidade Federal da Bahia; atuando como professora da graduação do Curso de Museologia/UFBA e do PPGMUSEU/UFBA; Vice Coordenadora do Colegiado de Museologia UFBA desde abril de 2020 é vice coordenadora do PPGMUSEU/UFBA desde março de 2020, coordenadora a linha 2 Patrimônio e Comunicação do mesmo Programa desde maio de 2020. Professora visitante Departamento de Museologia da Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa desde 2005. É membro da Cátedra da Unesco- Educação Cidadania e Diversidade Cultural. Participa do Núcleo de Pesquisa GREC/UFBA. Coordenou o Museu Afro-Brasileiro/ FFCH/CEAO/UFBA no período de setembro de 2011 a setembro de 2018. E lá desenvolveu projetos de curadorias participativas em exposições e nas demais atividades museológicas, utilizando-se da bandeira de enfrentamento e denúncia às práticas do racismo. Realizou de janeiro a agosto de 2019 Estágio de Mobilidade Acadêmica na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (ULHT), em Lisboa, com bolsa do Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. De 2018 a 2019 fez seu estágio Pós-doutoral nessa mesma Universidade. Possui experiência em Processos Curatoriais Participativas, Organização e planejamento de Exposições, Conservação Preventiva, Gênero, Patrimônio, Infância e Direitos Humanos. E tem como pesquisa em andamento o projeto Estruturação de Metodologias de Processos Curatoriais Participativos dos Projetos Expográficos (MAFRO/UFBA 2011-2018). Em 2021 com o objetivo de ampliar a discussão junto aos discentes da graduação e pós-graduação acerca do papel da branquitude nos engendramentos dos processos de comunicação dos patrimônios, criou o componente curricular, Raça, Gênero e Patrimônio versus Branquitude, para integrar o quadro curricular do PPGMUSEU/UFBA. Participa das discussões que tratam sobre as diversas facetas do racismo estrutural.
(EN) Post-Doctorate in Sociomuseology from the Lusophone University of Humanities and Technologies - Lisbon - (2018-2019). Holds a PhD in Social History from the Federal University of Bahia (2007), a Master's degree in Visual Arts (1999), and a Bachelor's degree in Museology from the same university (1993). Currently, she is an Associate Professor III at the Federal University of Bahia; working as a professor in the undergraduate Museology program/UFBA and the PPGMUSEU/UFBA; Vice Coordinator of the Museology Collegiate UFBA since April 2020 and Vice Coordinator of PPGMUSEU/UFBA since March 2020, and coordinator of line 2 Heritage and Communication of the same program since May 2020. Visiting professor in the Department of Museology at the Lusophone University – University Center of Lisbon since 2005. Member of the UNESCO Chair - Education, Citizenship, and Cultural Diversity. Participates in the GREC/UFBA Research Center. She coordinated the Afro-Brazilian Museum/FFCH/CEAO/UFBA from September 2011 to September 2018, where she developed projects for participatory curatorships in exhibitions and other museological activities, using the banner of confronting and denouncing racist practices. From January to August 2019, she completed an Academic Mobility Internship at the Lusophone University of Humanities and Technology (ULHT) in Lisbon, with a scholarship from the Culture Fund of the Bahia State Department of Culture. From 2018 to 2019, she did her Postdoctoral internship at the same university. She has experience in Participatory Curatorial Processes, Organization and Planning of Exhibitions, Preventive Conservation, Gender, Heritage, Childhood, and Human Rights. She is currently researching the project Structuring Methodologies for Participatory Curatorial Processes of Expographic Projects (MAFRO/UFBA 2011-2018). In 2021, to expand the discussion among undergraduate and postgraduate students about the role of whiteness in the engenderment of heritage communication processes, she created the curricular component, Race, Gender, and Heritage versus Whiteness, to integrate the curriculum of PPGMUSEU/UFBA. She participates in discussions addressing the various facets of structural racism.