Visitas de Estudo

Viagens de estudo 2019-2024

Visitas de estudo. 2019-2024

Nos últimos anos, a realização de visitas técnicas em museus, organizadas pelo Departamento, tem ganho uma relevância crescente, pelo número e pelas temáticas abordadas, das visitas realizadas Nestas visitas é possível observar ou dialogar com práticas que contribuem para uma melhor compreensão sobre a Museologia Social e a Sociomuseologia, tal como se manifesta nas várias regiões de Portugal.

De forma geral trata-se de museus ou de processos museológicos onde convivem vários conceitos de museologia, onde cada um a seu jeito procura de alguma forma responder aos desafios da museologia com responsabilidade social. (UNESCO, 2015). Acreditamos que o contacto direto com a realidade museológica nacional (“grandes e pequenos Museus”) é um fator de enriquecimento científico da maior relevância.

Estas visitas são organizadas por iniciativa do Departamento ou por proposta de alunos(as) de ambos programas, com a devida autorização da direção do Departamento. Podem também ser organizadas em parceria com a Cátedra UNESCO “Educação Cidadania e Diversidade Cultural”. São acompanhadas por docentes do Departamento e são objeto de cuidada organização, sendo cada grupo recebido pelos responsáveis e técnicos dos museus visitados com os(as) quais se estabelecem diálogos mutuamente enriquecedores.

As visitas podem estar ou não inseridas no âmbito de outras atividades do Departamento de Museologia e estão abertas a todos(as) alunos(as) inscritos nos programas e alumni.

O conteúdo das visitas técnicas está sempre articulado com os conteúdos programáticos do Mestrado e do Doutoramento e podem ser incluídas no Suplemento ao Diploma (Decreto-Lei nº 42/2005, de 22 de fevereiro que aprova os princípios reguladores dos instrumentos para a criação do espaço europeu de ensino superior, nomeadamente no que concerne ao Suplemento ao Diploma).