Exposições
História da Língua Portuguesa
2004
Local
Fundação Mário Soares, Biblioteca Municipal de Resende, Câmara Municipal de Constânçia, Câmara Municipal de Aljustrel, Centro da Juventude das Caldas da Rainha, Biblioteca Municipal de Loulé, Biblioteca de Monchique, Escola Secundária Rainha D. Amélia (Lisboa), Externato Delfim Ferreira (Riba de Ave), Museu Municipal do Sabugal, Escuela Oficial de Idiomas de Badajoz, Escola Oficial de Idiomas de Santiago de Compostela Consellaría de Cultura, Educación e Ordenación Universitaria da Xunta de Galicia, Casa do Brasil Lisboa, IES Navalmoral, Colégio São José – Ramalhão – Sintra, Biblioteca Municipal Almeida Faria Montemor-o-Novo, Faculdade de Geografia e História Universidade Santiago de Compostela (Galiza), Faculdade de Filologia da Universidade da Corunha (Galiza), Faculdade de Filologia da Universidade de Vigo (Galiza), Faculdade de Filologia da Universidade Complutense (Madrid), Saint Louis University (Madrid), Parlamento Nacional de Timor Lorosae (Díli), Universidade Nacional Timor Lorosae (Díli)
Ano
2004- Actualização 2009, 2016
Parceria
Asociación de Profesores de Lengua Portuguesa en España (APLELES)
Equipa
Ana Moutinho, Mário Moutinho
A exposição História da Língua Portuguesa foi concebida para atender ao público escolar tendo por objectivo suscitar um melhor entendimento do lugar que a nossa língua ocupa no mundo em que vivemos.
Trata-se de um conjunto de imagens agrupadas em dezasseis temas de reflexão. Pensada para ser uma exposição itinerante optou-se por um formato de reduzidas dimensões de modo a facilitar a sua circulação entre estabelecimentos de ensino colectividades, museus locais e demais instituições actuantes na área da cultura e do lazer.
Desta forma pode ser apresentada de maneira tradicional através de fixação em suportes verticais ou ser manuseada em sala de aula como recurso didáctico.
Fica o conjunto igualmente disponível na internet (a versão que aqui se apresenta) acrescida de uma selecção de "links" facilitando o aprofundamento das questõs levantadas ou sugeridas.
A escolha das imagens que compõem os painéis temáticos foi organizada em temas de amarração visual dando primazia ao seu valor simbólico e ilustrativo.