Notícias
A presença portuguesa na Conferência Geral do ICOM 2016 - Milão
15.07.2016
A presença portuguesa na Conferência Geral do ICOM 2016 - Milão
Realizou-se, entre os passados dias 3 a 9 de Julho, a 24ª Conferência Geral do ICOM em Milão, Itália. Esta conferência sob o tema geral "Museus e Paisagens Culturais" teve a participação de mais de 3000 delegados.
Esta conferencia ocorreu pouco tempo depois do lançamento pela UNESCO da Recomendação sobre a proteção e a promoção dos museus e coleções, de sua diversidade e de sua função na sociedade,onde se poe em destaque a Função social dos museus nos termos e com referencia à própria Declaração de Santiago a qual tem a sempre sido uma fonte de inspiração para a Sociomuseologia.
Por outro lado Hugues de Varine em boa hora lançou um apelo para relançar a reflexão sobre os caminhos passados e futuros da Ecomuseologia. MINOM/CAMOC/ICOFOM pela primeira vez organizaram uma reunião conjunta abrindo-se ao dialogo.
A presença portuguesa foi assegurada por cerca de 20 profissionais tendo alguns sido eleitos para as mais destacadas funções: Luís Raposo para Presidente do ICOM Europa; Joana Sousa Monteiro: Presidente do CAMOC; Marta Lourenço: Presidente do UMAC; Mário Antas: Membro da direcção do CECA e Coordenador Regional para a Europa; Elsa Rodrigues: Membro da direcção do DEMHIST; Alexandre Matos: Membro da direcção do CIDOC.
Ficamos felizes e a todos e todas os nossos parabéns e votos para que possam atingir os seu objectivos nestas novas funções.
Também foi com muita satisfação que durantes esses dias convivi com ex-alunos e alunas (contei 11 de Portugal e do Brasil) que passaram num ou noutro momento pelo Departamento de Muselogia da nossa universidade. Aqui estudaram e/ou concluíram o Mestrado ou Doutoramento em Museologia.
Sempre considerámos que as relações internacionais são sem dúvida essenciais para a afirmação da museologia em geral e do ensino em particular. Por isso, para mim também foi uma alegria de todo o tamanho.