Skip to main content
Notícias

Aula magna na UNIRIO intitulada “Novos Rumos da Sociomuseologia: articulações entre Brasil e Portugal” 18/03/2026

2026

 

O Professor Doutor Mário Moutinho, Diretor do Departamento de Museologia e do curso de Doutoramento em Sociomuseologia da Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa, participará no II Seminário Museus, Museologias e Confluências: Encontros e Estudos Contemporâneos, integrado na 2ª Jornada de Museologia Contemporânea – Quando as giras são aulas magnas.

A participação do professor Mário Moutinho ocorrerá no dia 18 de março, entre as 15h e as 16h, de forma remota, no âmbito da Gira IV – Aula Magna IV, onde irá lecionar a Aula magna intitulada “Novos Rumos da Sociomuseologia: articulações entre Brasil e Portugal”. A sessão pretende promover uma reflexão sobre os caminhos contemporâneos da Sociomuseologia e fortalecer o diálogo académico e científico entre Brasil e Portugal.

Doutor em Antropologia Cultural pela Universidade de Paris VII e arquiteto formado em Paris, Mário Moutinho é professor e investigador da Universidade Lusófona - CUL e uma referência internacional na área da Sociomuseologia. Antigo reitor da instituição, é cofundador do MINOM–ICOM e do SOMUS-IC do ICOM, tendo desempenhado um papel determinante no desenvolvimento e consolidação académica desta área. Criador de programas de mestrado e doutoramento em Sociomuseologia, destaca-se igualmente pelo seu trabalho na investigação, divulgação e defesa de museus comunitários e sociais, contribuindo significativamente para o pensamento museológico contemporâneo.

março Seminario UNIRIO.jpg440px

O evento é gratuito, com inscrição na receção do seminário, direito a certificado e acesso sujeito à lotação do espaço.

Para mais informações, acompanhe os canais oficiais do evento: Museologia Unirio