Notícias
Calendário dos Workshops do Renova Museu 07.04.2019
25.04.2019
O projeto "RENOVA MUSEU: Revitalização de um museu por meio de ações educativas", contemplado pelo IX PrémioIbermuseos de Educação, foi organizado peloMuseu Monte Redondo e peloDepartamento de Museologia - ULHT, a fim de articular projetos conjuntos, promover a visibilidade e estimular o diálogo entre as coletividades estão entre seus objetivos.
Esta iniciativa busca envolver associações culturais, educativas e recreativas, e outras instituições de interação social das Freguesias de Bajouca, Carreira e Monte Redondo.
As próximas ações são uma série de Workshops a realizar-se no Museu, ministrados pelo Reitor, Professores, Doutores e Doutorandos do Departamento de Museologia - ULHT.
Todas as atividades são abertas ao público, gratuitas e SUA PARTICIPAÇÃO É FUNDAMENTAL!
07 de abril - 15h00
"Memórias, Museus e Cidadania"
07 de abril - 16h00
"Como fazer uma exposição"
28 de abril - 16h00
"Como organizar ações de acessibilidade e segurança urbana"
19 de maio - 16h00
"Como preservar e conservar fotos, documentos e outros objetos"
19 de maio - 18h00
"Como registrar e organizar documentos institucionais"
09 de junho - 16h00
"Como planear um museu e outras instituições"
As inscrições podem ser feitas pelo link:goo.gl/BJN6o9.
Em caso de dúvidas ou comentários, não hesite em entrar em contato conosco:
Equipa Renova Museu - Museu do Casal de Monte Redondo
Encontro de Educação Patrimonial – A voz das Escolas (10 de maio)
03.04.2019
Encontro de Educação Patrimonial – A voz das Escolas
Dia: 10 de Maio de 2019, das 10:30h/17:30h
Local : Auditório José de Araújo, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
No dia 10 de maio de 2019, os Agrupamentos de Escolas envolvidos no projeto piloto de Educação Patrimonial (2018/19) - Alto do Lumiar, Rainha D. Leonor (ambos em Lisboa); Mães d’Água (Amadora); Santo António (Barreiro) e Vale da Amoreira vão realizar o encontro Educação Patrimonial – A voz das Escolas com os seguintes objetivos:
- Apresentar e partilhar iniciativas e práticas de educação patrimonial realizadas nos Agrupamentos de Escolas do projeto piloto, nomeadamente com recurso a novos conceitos expositivos e recursos digitais de comunicação visual e de qualidade das exposições.
- Refletir sobre os processos e contextos das práticas de educação patrimonial: a educação como laboratório da cidadania da diversidade cultural.
- Criar redes de partilha de conhecimentos e experiências que promovam dinâmicas entre contextos institucionais e comunitários e o sucesso dos projetos.
O projeto piloto de Educação Patrimonial tem como objetivo central colocar em destaque o valor e o poder educativo do património cultural, na adoção de estratégias ativas de contextualização curricular, na valorização e respeito pela diversidade como uma oportunidade de aprendizagem para todos, promovendo capacidades e atitudes de respeito pelos valores e tradições.
O projeto piloto de Educação Patrimonial enquadra-se no âmbito da Estratégia Nacional para Integração das Comunidades Ciganas (Ministério da Educação/IGEC), numa parceria com a Cátedra UNESCO – ULHT, os Agrupamentos de Escolas e a colaboração de várias entidades.
Comissão Organização
Ministério da Educação/IGEC
Cátedra UNESCO “Educação Cidadania e Diversidade Cultural”
Agrupamento de Escolas Alto do Lumiar – Lisboa
Agrupamento de Escolas Mães d’Água – Amadora
Agrupamento de Escolas Rainha D. Leonor (EB Sto. António) – Lisboa
Agrupamento de Escolas Santo António do Barreiro
Agrupamento de Escolas Vale da Amoreira
Contactos:
Cátedra UNESCO:
Nathália Pamio: