Notícias
Departamento de Museologia acolhe de novo o 5º Seminário Internacional Museografia e Arquitetura de Museus
05.08.2016
O 5º Seminário Museografia e Arquitetura de Museus: Fotografia e Memória será realizado nas cidades do Recife, Madrid, Lisboa e Rio de Janeiro entre 13 de outubro e 18 de novembro de 2016, dando continuidade aos encontros de profissionais e estudiosos da Arquitetura, Museologia e Patrimônio organizados, desde 2001, pelo Grupo de Estudos de Arquitetura de Museus do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura – PROARQ, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, destinando-se a professores, estudantes de pós-graduação, profissionais, estudiosos e pesquisadores.
Integram a parceria para a organização do 5o Seminário os Departamentos de Museologia e de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – ULHT; os Departamentos de Desenho e de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa –FA/ULisboa; a Universidade Politécnica de Madrid - UPM, por meio do Departamento de Composição Arquitetônica da Escola Técnica Superior de Arquitetura de Madrid – ETSAM; e a Universidade Federal de Pernambuco, por meio do Laboratório Patrimônio e Urbanismo - LUP, do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano – MDU. A essas parcerias, acrescentamos o apoio do Museu Historico Nacional e do Museu do Homem do Nordeste.
O 5o Seminário pretende discutir o interesse que a Fotografia desperta no que diz respeito às relações com a Memória, História, Técnica e Teoria museológica e fotográfica, arquitetura de museus e centros culturais, exposições e públicos, e conservação, requalificação, mudança e adequação de uso de espaços e edifícios históricos para abrigar acervos fotográficos.
Agrega-se a esses conteúdos o fato de que a fotografia possibilita conexão da Arte e a forma de olhar que é sensível às transformações das paisagens urbanas em âmbito interdisciplinar.
O 5º Seminário Museografia e Arquitetura de Museus também celebrará a Fotografia e a Memória na obra de Benício Whatley Dias (1917-1976), fotógrafo pernambucano, cujos trabalhos articulam o Movimento Moderno e o Patrimônio.
O encontro abordará os acontecimentos fundadores e contemporâneos da Fotografia associados à Museologia e a Arquitetura tanto no sentido da História Visual quanto da Memória, incluindo a Expografia e a Conservação.
Assim, abrangerá a valorização das imagens fotográficas na perspectiva museológica e identitária, na medida em que os museus e centros culturais são voltados para produção de novos conhecimentos e novas interpretações da diversidade coletiva e individual tão presente nas cidades contemporâneas.
Pretende-se, na singularidade de cada pensamento e experiências apresentadas, promover um debate que manifeste o interesse pela Fotografia, e que permita o conhecimento de procedimentos e estratégias voltadas à valorização de processos e registros artísticos, técnicos e comunicacionais que transformaram as sociedades modernas.
Dessa perspectiva, o encontro abordará ideias, conceitos, temáticas, personagens, obras e projetos, abrangendo um recorte temporal desde as ideias fundadoras da história visual e imagética até a contemporaneidade, envolvendo Arquitetura, Museologia, História e Arte, e Conservação e Técnica em múltiplas dimensões.
A abrangência da cultura imagética, à luz das diferentes perspectivas disciplinares, faz com que o 5º Seminário Internacional Museografia e Arquitetura de Museus: Fotografia e Memória destaque a Arquitetura e a Museologia, relacionando a função social do Patrimônio. Desse modo, os diversos aspectos das origens, gerenciamento e promoção de ações museológicas e museográficas deverão relacionar Fotografia e Memória no sentido da preservação das cidades e dos objetos patrimoniais.
Ao considerar os objetivos acadêmicos das unidades parceiras, os quais aliam ensino, pesquisa e atividades profissionais em níveis de graduação, pós-graduação e extensão, o 5º Seminário InternacionalMuseografia e Arquitetura de Museus será desenvolvido por meio de palestras, mesas-redondas, visitas técnicas e sessões de comunicação com apresentações orais.
O Seminário, de caráter Internacional, será realizado em 2016 nas seguintes cidades e nas seguintes datas:
- Recife: 13 e 14 de outubro, na Sala Calouste Gulbenkian, Museu do Homem do Nordeste.
- Madrid: 24 e 25 de outubro, no Salão de Actos Principal da Escola Técnica Superior de Arquitectura da Universidade Politécnica de Madrid;
- Lisboa: 27 e 28 de outubro, no Auditório Armando Guebuza da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias;
- Rio de Janeiro: 16 a 18 de novembro, no Auditório do Museu Histórico Nacional, Praça Mal. Âncora, s/n – Centro – Rio de Janeiro
EIXOS TEMÁTICOS
No 5º Seminário Museografia e Arquitetura de Museus os temas que serão discutidos abrangerão diferentes referências e interpretações da Fotografia e da Memória, incluindo os aspectos que integram a cultura à cidade contemporânea. Nesse sentido, as palestras, mesas-redondas e sessões de comunicações do Seminário enquadrarão Fotografia e Memória com base em eixos temáticos, a saber:
- Eixo 1.Cultura e Cidades
- Eixo 2. Exposições e Conservação
- Eixo 3. Arte, Arquitetura e Técnica
COMISSÃO CIENTÍFICA
- Iphan - Analucia Thompson
- Museu Histórico Nacional - Aline Montenegro Magalhães, Rafael Zamorano
- UFBa - Griselda Pinheiro Kluppel, Nivaldo Vieira Andrade Jr., Marcelo Souza
- UFF - Dinah Guimaraens, Guilherme Araújo de Figueiredo, Paulo Knauss, Manuelina Maria Duarte Cândido
- UFPE - Luiz Amorim, Virgínia Pitta Pontual, Fernando Diniz Moreira
- UFRJ - Carlos Gonçalves Terra, Cêça Guimaraens, Elizabete Rodrigues de Campos Martins e Cláudia Elias
- UFRN - Gleice Azambuja, Maísa Veloso, Edja Trigueiro
- UFRGS - Anna Paula Canez, Claudia Piantá Cabral
- ULHT - Pedro de Oliveira Leite, Judite Santos Primo, João Manuel Sequeira, Vasco Pinheiro
- UNIRio - Mário Chagas, Regina Abreu
- Universidade Presbiteriana Mackenzie - Angélica Benatti Alvim, Ruth Verde Zein, Cecília Rodrigues dos Santos
- UPM ETSAM - Ana Esteban Maluenda
- FA/ULisboa - Carlos Dias Coelho, Miguel Baptista Bastos, Fernando Moreira da Silva, Pedro António Janeiro
- FUNDAJ/UFRPE - Maurício Antunes Tavares
COMISSÃO ORGANIZADORA
- Cêça Guimaraens, Virgínia Pitta Pontual, Pedro António Janeiro, Judite Santos Primo, Vasco Pinheiro e Ana Esteban Maluenda, coordenadores.
- Claudia Elias, Mauricio Marinho e Bruno Tropia Caldas, doutorandos EBA e PROARQ;
- Juliana Gomes, estudante de graduação UFRJ.
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS PARA SELEÇÃO
CALENDÁRIO
(Chamada de Trabalhos, submissão e aceite de artigos completos; e realização de inscrições)
- 15 de fevereiro de 2016 – lançamento da Chamada de Trabalhos e abertura de inscrições;
- 1º de maio de 2016 – data limite para envio dostrabalhos completos;
- 27 de maio de 2016 – data limite para o aceite dos trabalhos com os pareceres dos avaliadores;
- 10 de junho de 2016 – data limite para o aceite definitivo dos trabalhos;
- 30 de agosto de 2016 – data limite para realização da inscrição com o envio do comprovante.
Os trabalhos aceitos poderão ser apresentados no Recife ou em Madridou Lisboa ou Rio de Janeiro.
Os textos devem ser enviados impreterivelmenteaté ao dia 1º de maio 2016 para o seguinte e-mail:
FORMATO DOS ARTIGOS PARA A SELEÇÃO
a) Definições Gerais
- O artigo completo deverá ser entregue para avaliação em arquivo .doc do programa Word 97-2003, em formato A4 com omáximo de 15 páginase o mínimo de 10 páginas (incluindo notas e referências bibliográficas);e oito imagens no máximo(as figuras e quadros em resolução e dimensões compatíveis com a qualidade da publicação);
- A primeira página (folha de rosto) deverá conter: o título do artigo, o nome (s) e breves referências ou minicurrículo (s) do autor e coautores (es) com, no máximo, 5 linhas,onde deverão constar, obrigatoriamente, a formação, instituição e email.
- O artigo deverá ser escrito em português ou espanhol.
- O resumo (abstract) deverá ser escrito com, no máximo, 150 palavras e em duas línguas. A primeira língua será a portuguesa ou a espanhola, e a segunda língua a inglesa ou a francesa.
b) Formatação do Artigo
- Formato A4;
- Alinhamento justificado;
- Letra Calibri 11, cor preta;
- Espaço antes e depois 6pt e entrelinhas 1,5, recuo de margens superior e inferior de 2 cm, direita e esquerda 2 cm, início do parágrafo a 1,5cm;
- O título deverá ser em negrito, Calibri 12, alinhado à direita;
- Os subtítulos deverão ser em negrito, Calibri 11, justificados; e, preferencialmente, nãoenumerados;
- As imagens devem ser enviadas em arquivos separados com as respectivas legendas. As imagens devem ser localizadas no texto ou inseridas centralizadas, e referenciadas de acordo com o texto e devidamente legendadas com letra Calibri 9. (Para efeitos de legendagem entende-se como sendo “figuras” todas as representações do tipo de diagramas, gráficos, fotografias, desenhos, gravuras e outras similares; e os quadros presentes serão legendados como “quadros”; no corpo do texto deverá existir referência para as imagens/quadros com a designação (fig. x) ou (quadro x),
- As legendas das imagens e figuras deverão conter informação sobre o autor da imagem, data, local onde se encontra etc;
- As imagens serão em preto e branco, em formato .jpeg ou.tiffe com resolução mínima de 300 dpi;
- As notas e referências bibliográficas das citações deverão ser inseridas no final do texto em Calibri 9.
- As referências bibliográficas das citações constantes no texto deverão registrar o sobrenome do AUTOR, data e página (s).
- O currículo do autor (es), com no máximo 5 linhas, deverá ser colocado na primeira página.
- Cada trabalho só poderá ter no máximo três autores (incluídos um autor e dois coautores).
- Cada autor e cada coautor participarão com apenas um trabalho.
Os artigos que não estiverem nesse formato não serão avaliados.
AVALIAÇÃO DE TRABALHOS
Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica, a qual será composta por professores e pesquisadores-doutores de faculdades de arquitetura e urbanismo de língua portuguesa e de língua espanhola. Para tanto, será utilizada a chamada “avaliação cega” (peer review) com a aplicação dos critérios constantes em fichas e definidos pela Comissão Organizadora.
No processo de avaliação, se for o caso, os autores poderão rever os trabalhos tendo em conta as sugestões que lhes foram comunicadas, após o que esses trabalhos revistos serão reavaliados para a aprovação final.
INSCRIÇÕES
Cada autor e cada coautor pagarão as respectivas inscrições individualmente.
Valores da inscrição
- R$ 250,00 (duzentos reais) Participante profissional
- R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) Participante docente e estudante de pós-graduação
- R$ 80,00 (oitenta reais) Participante estudante de graduação
As inscrições deverão realizar-se até 30 de agosto de 2016.
Rio de Janeiro, 15 de fevereiro de 2016
Professora-Doutora Cêça Guimaraens
UFRJ-FAU/PROARQ - UFPE-MDU/LUP
Coordenadora do 5º Seminário Internacional
Museografia e Arquitetura de Museus: Fotografia e Memória