Skip to main content
Notícias

Novas áreas de formação no Mestrado

16.08.2012

Após a avaliação do Curso de Mestrado pela A3ES que resultou na acreditação do Curso, foi decidido pelo Conselho Científico do Departamento introduzir a realização de um estagio curricular em instituições museológicas ou afins, assim como desenvolver o caráter prático/laboratorial da área de expografia.

Imagem10

Estagio Curricular: O Departamento assegura a realização dos estágios na vasta rede de Museus com os quais tem acordos ou tem tido atividades conjuntas desde 1991. Igualmente conta com uma vasta rede de museus no Brasil, em particular nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador nos quais os alunos podem estagiar. No entanto nos casos em que os mestrandos comprovem efetiva pratica profissional em Museus ou instituições afins, pode a Comissão Cientifico/Pedagógica autorizar a dispensa de estágio.

Laboratório de Museologia e Computação: No domínio da Expografia passa a ser oferecido no próximo ano letivo um laboratório de MUSEOLOGIA E COMPUTAÇÃO que é composto por 5 módulos onde são apresentados os diferentes recursos tecnológicos numa perspetiva de utilização no quadro da Museologia. O trabalho laboratorial é efetuado através de apresentações teóricas, exercícios práticos e construção de protótipos. Os exercícios práticos estão organizados de forma sequencial permitindo uma progressão na compreensão de procedimentos técnicos adequados à conceção de exposições.