Skip to main content

2025 _ Sociomuseologia e História Queer Indígena. Jean T. Baptista & Tony Boita (org)

2025

Download

[Título]
Sociomuseologia e História Queer Indígena

[Editores]
Jean Baptista. Professor Associado nível III. Universidade Federal de Sergipe & Tony Boita. Professor Substituto da Universidade Federal de Sergipe e Editor da Revista Memórias LGBTQIA+.

Este livro é o primeiro encontro entre duas vertentes da Sociomuseologia, a Museologia LGBTQIA+ e a Museologia Indígena. Para muitos, trata-se de uma relação impossível, em virtude de uma suposta separação histórica e cultural entre povos originários e pessoas dissidentes das normas de gênero e sexual ocidentais.  As autorias aqui reunidas pensam o contrário: ao compreender que o distanciamento entre a comunidade LGBTQIA+ e a indígena é mais um fruto podre da colonização que herdaram, valem-se de suas perspectivas para construir a proposta de uma "História e Museologia LGBTQIA+ Indígena". O resultado é que pela primeira vez pessoas indígenas, indígenas descendentes, afro-indígenas, negras, periféricas, mulheres e/ou LGBTQIA+, entre outras, pensam em um mesmo projeto sobre a cis-hétero colonialidade com vistas ao fortalecimento da democracia e superação da LGBTfobia associada ao racismo no campo da História e da Museologia.

[Paginação] Vanessa Russo & Francesco Cerruti  

[Capa] Nathália Pâmio

[ISBN] 979-8269744353

[DOI] https://doi.org/10.24140/1458-7y87

[Ano de edição] 2025

[Edições] Universitárias Lusófonas | Campo Grande 376, 1700-090 Lisboa

[Contactos] Departamento de Museologia. Cátedra UNESCO “Educação, Cidadania e Diversidade Cultural”.
Edificio A. Sala A.1.1. | Tel: 217 515 500 ext: 714 | E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar.. Universidade Lusófona
Campo Grande, 376, 1749 - 024 Lisboa

Todos os direitos desta edição reservados por Universidade Lusófona e Autores

Edição realizada no âmbito do Projeto AGRRIN - Corpos Geradores: da agressão à insurgência. Contributos para uma pedagogia decolonial. Ref: 2022.06269.PTDC - DOI: 10.5449/2022.06269 PTDC. Projeto financiado pela FCT
Para efeitos de Acesso Aberto, os Autores aplicaram uma licença Creative Commons CC-BY.